segunda-feira, 14 de novembro de 2016

JUSTIÇA RESTAURATIVA NA EDUCAÇÃO DE TIETÊ

No dia 18 de novembro haverá palestras sobre a Justiça Restaurativa no CPP em São Paulo com transmissão pela TV CPP para todas as sedes do CPP a partir das 9 horas.  Para assistir acessar  a TV CPP pelo site www.cpp.org.br
Primeira Palestra
Rodrigo Tadeu Pappette – Professor de História na Emeb “Luiz Antunes”-Tietê
O professor Rodrigo Tadeu Pappette participou da formação em Justiça Restaurativa no município de Tietê no ano de 2014, quando entendeu a possibilidade de lidar com os conflitos dentro da escola de outra maneira: sem culpa e sem punição e sim com responsabilização pelos atos praticados.Tudo começou a fazer sentido para o professor quando, durante suas aulas de História, interrompia as atividades pedagógicas e propunha círculos de diálogo com os alunos. Percebeu assim a necessidade que os jovens têm hoje de partilhar suas necessidades e celebrar suas conquistas. Através dos encontros restaurativos é possível perceber o resgate da humanidade, que possibilita aos estudantes identificarem seus sentimentos e necessidades afetados por situações conflituosas ou violentas e, a partir desse reconhecimento, encontrar soluções coletivas para as transformações na maneira de conviverem. Considerando que na Escola todos os tipos de convivência podem ser conhecidos – familiares, sociais, econômicas, culturais – então, um trabalho que vise facilitar a plena relação eu e tu, através do diálogo e do encontro, permite então, não só uma escola melhor, mas uma sociedade mais sadia.
Segunda Palestra
 Christina Jenny Geld -  Presidente do Conselho Municipal de Educação
A Sra. Christina Jenny Geld participou de duas formações em Justiça Restaurativa nos anos de 2014 e 2015. Vislumbrando a possibilidade de mudanças de paradigma nas relações dentro das escolas começou a atuar nos círculos que acontecem nas unidades escolares do município de Tietê. Os círculos restaurativos podem ser de convivência, de celebração, de conflitos, de apoio, de pertencimento, de diálogo. Os professores guardiões realizam os círculos hoje, como uma técnica de apoio à aprendizagem à boa convivência; acontecem nas escolas de educação infantil ensino fundamental e ensino médio. A Secretaria Municipal de Tietê tem uma Sala disponível para a realização de círculos, quando não é viável a realização nas Escolas. Em todos os processos circulares de conflitos a Rede Pública municipal é convidada a participar: saúde, assistência social, conselho tutelar, CREAS, CRAS, CAPS, representante da escola e da Secretaria da Educação.
OS CÍRCULOS PODEM SER USADOS NAS ESCOLAS DE INFINITAS FORMAS E PODEM SE TORNAR FERRAMENTAS ESSENCIAIS PARA O DIÁLOGO REFLEXIVO E CRIAÇÃO DE SOLUÇÕES PACÍFICAS PARA OS CONFLITOS.

Ana Maria Battistuzzo Teixeira Pinto

Diretora Regional do CPP Tietê

Rua do Carmo, nº 198 – Tietê/ SP – CEP 18530-000
Fone/fax (15)3285-3415
e-mail: tiete@cpp.org.br 
Visite também nosso site: