No início do ano letivo,
durante a semana destinada ao planejamento, os profissionais da educação se
reúnem para avaliar o que foi feito no ano anterior, propor a continuidade e/
ou novas ações para serem desenvolvidas na escola e na sua sala de aula com os
estudantes e com a comunidade.
O planejamento escolar é
uma tarefa docente que inclui a previsão das atividades ligadas a organização e
coordenação, tendo em vista os objetivos propostos no projeto político-
pedagógico da escola.
A proposta desse texto é
a de começar o planejamento pela análise do contexto político, educacional e
cultural em que vivemos. O resultado dessa discussão será o alicerce a partir
do qual serão construídos os objetivos, a metodologia, a avaliação e os
projetos que serão desenvolvidos durante o ano letivo nas escolas.
Quando se planeja o
trabalho que se pretende realizar, está se começando a escola do futuro no
presente. Isso pede que o professor considere a realidade da sua escola para
poder atuar criticamente e transformar essa realidade.
Nesse contexto, o
trabalho dos profissionais da educação apresenta-se como uma atividade
consciente e sistemática em cujo centro está a aprendizagem, visando formar o
jovem para atuar ativa e criticamente na sociedade.
Profª Maria Claudia de Almeida Junqueira
Adaptação:
Beatriz Pereira Marchesim
Rua do Carmo, nº 198 – Tietê/ SP – CEP 18530-000