quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Planejamento Escolar: vamos tentar fugir da mesmice?

No início do ano letivo, durante a semana destinada ao planejamento, os profissionais da educação se reúnem para avaliar o que foi feito no ano anterior, propor a continuidade e/ ou novas ações para serem desenvolvidas na escola e na sua sala de aula com os estudantes e com a comunidade.
O planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui a previsão das atividades ligadas a organização e coordenação, tendo em vista os objetivos propostos no projeto político- pedagógico da escola.
A proposta desse texto é a de começar o planejamento pela análise do contexto político, educacional e cultural em que vivemos. O resultado dessa discussão será o alicerce a partir do qual serão construídos os objetivos, a metodologia, a avaliação e os projetos que serão desenvolvidos durante o ano letivo nas escolas.
Quando se planeja o trabalho que se pretende realizar, está se começando a escola do futuro no presente. Isso pede que o professor considere a realidade da sua escola para poder atuar criticamente e transformar essa realidade.
Nesse contexto, o trabalho dos profissionais da educação apresenta-se como uma atividade consciente e sistemática em cujo centro está a aprendizagem, visando formar o jovem para atuar ativa e criticamente na sociedade.

Profª  Maria Claudia de Almeida Junqueira
Adaptação: Beatriz Pereira Marchesim

Rua do Carmo, nº 198 – Tietê/ SP – CEP 18530-000
Fone/fax (15)3285-3415
e-mail: tiete@cpp.org.br 
Visite também nosso site: