quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Encontro com o Secretário da Educação


    No dia 10 de agosto tivemos a honra de receber no Centro do Professorado Paulista, em São Paulo, por ocasião da Reunião do Conselho Superior, que conta com 200 membros, o Secretário de Educação do Estado de São Paulo, João Cury.
    Ficamos encantados com a sua simpatia e simplicidade, e principalmente com a sua postura frente aos problemas educacionais do nosso estado. Durante a sua fala ele discorreu sobre as conquistas já alcançadas durante a sua gestão, que se mostra democrática e eficiente. Visitou todas as sedes regionais de ensino para buscar entender os anseios da base e está procurando atender ao máximo essas questões.
    Algumas das ações:
1) a Gratificação do Pessoal de Apoio Administrativo das escolas foi incorporada ao salário através de Decreto regulamentando a progressão do cargo;
2) Bom diálogo com as entidades e lideranças políticas e atendimento ao PL do Deputado Estadual Gianazi sobre a aposentadoria especial do readaptado;
3) Estudo em curso sobre o reconhecimento da GGE aos diretores e supervisores aposentados;
4) Governador, Secretário e Entidade do Magistério juntos no STF para resolver pendências quanto ao aumento de 10,15% para o Magistério;
   O secretário solicitou empenho das entidades e dos profissionais da educação para buscarmos juntos uma escola ressignificada, trabalhando para que a informação chegue a todos e assim construirmos coletivamente a BNCC do Ensino Médio. Ele espera que os professores realmente se empenhem enviando propostas, dúvidas e questões à Secretaria Estadual da Educação para que juntos possamos ter uma BNCC que represente as aspirações dos estudantes e professores da rede.


Rua do Carmo, nº 198 – Tietê/ SP – CEP 18530-000
Fone/fax (15)3285-3415
e-mail: tiete@cpp.org.br 
Visite também nosso site:
http://cpptietesp.webnode.com/




Encontro de Representantes de Escola em 17/8/18


No Encontro serão analisados os documentos da Base Nacional Comum Curricular (Ensino Fundamental e Médio).  A proposta é discuti-los na reunião na perspectiva do delineamento do currículo que queremos para as escolas do Estado de São Paulo. 
A BNCC é referência obrigatória para a elaboração dos currículos e propostas pedagógicas. A secretaria já deu início ao processo de implantação das bases, como fica claro nas Resoluções SE 24/2018, que dispõe sobre a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na rede estadual de ensino, e a Res.SE 61/2017, que trata sobre a organização curricular do Ensino Médio integrado à Educação Profissional Técnica de Nível Médio.

Durante a audiência com o Secretário Estadual (dia 12/6), o presidente do CPP argumentou sobre a importância da entidade participar da comissão. O secretário prometeu atender ao pedido. Portanto, mesmo com as críticas ao conteúdo das Bases, apontadas inclusive nas mídias do CPP, queremos participar da construção do currículo que desejamos para São Paulo. 

Para analisar o tema, “Os documentos da Base Nacional Comum Curricular (Ensino Fundamental) os  educadores e educadoras presentes à reunião poderão formular questões a respeito do assunto aos convidados. Todas as contribuições serão sistematizadas, divulgadas nas mídias da entidade, encaminhadas ao Secretário da Educação e embasarão a participação do representante do CPP na comissão. 

Durante o período de organização da escola, a mobilização e organização docente para a leitura das Bases e a elaboração de proposições para o currículo do nosso Estado precisa ser prioridade.
Os profissionais da educação têm papel fundamental na organização e implementação do currículo, na análise do conteúdo a ser selecionado, do material pedagógico e no tratamento dos espaços e tempos escolares. O professor e a professora são gestores do currículo na medida em que cotidianamente trabalham com situações às vezes não previstas, cabendo a eles, individualmente ou em grupo, tomar decisões quanto ao rumo do currículo prescrito.

      Maria Cláudia Junqueira
Centro do Professorado Paulista

Rua do Carmo, nº 198 – Tietê/ SP – CEP 18530-000
Fone/fax (15)3285-3415
e-mail: tiete@cpp.org.br 
Visite também nosso site:
http://cpptietesp.webnode.com/


Comemoração do Dia dos Pais no CPP - Regional Tietê


     "SER PAI É EXERCER POR TODA A VIDA O MAIS IMPORTANTE CARGO QUE EXISTE”

    
No dia 04 de agosto de 2018 a Diretoria do CPP – Tietê, ofereceu uma deliciosa feijoada, para festejar o dia dos  pais, que tiveram seu dia comemorado em grande estilo, com homenagens exaltando a missão de ser pai, como frases, poemas e presentinhos, num ambiente muito agradável e festivo, tudo decorado e preparado pela equipe que não mediu esforços para proporcionar lazer e diversão aos seus associados e dependentes.
     Agradecemos a todos que trabalharam com esmero na organização desse evento e a todos que dele participaram.
     Convidamos os professores que ainda não fazem parte do CPP a se associarem, podendo assim participar conosco das comemorações, jantares, excursões, reuniões, coral, cursos de tricô e crochê e demais eventos, além das ações impetradas pelo Departamento Jurídico em prol dos direitos dos professores. Será sempre um prazer recebê-los em nossa sede regional!

Confira as fotos AQUI:

                                                                                                            Diretoria do CPP - Tietê

Rua do Carmo, nº 198 – Tietê/ SP – CEP 18530-000
Fone/fax (15)3285-3415
e-mail: tiete@cpp.org.br 
Visite também nosso site:
http://cpptietesp.webnode.com/



                    

Resolução SE 49, de 3-8-2018

 D.O.E. 04/08/2018                                                   página  32        
GABINETE DO SECRETÁRIO
Resolução SE 49, de 3-8-2018
Dispõe  sobre  os  referenciais  bibliográficos  e  de  legislação  que  fundamentam  o  processo  de  avaliação  no  Sistema  de  Promoção  dos  docentes  Integrantes do Quadro do Magistério
O  Secretário  da  Educação,  à  vista  do  que  lhe  representou  a  Coordenadoria  de  Gestão  de  Recursos  Humanos,  e  considerando:
-a  importância de se  dar  continuidade  à  política  de  valorização  pelo  mérito  aos  docentes  do  Quadro  do  Magistério  possibilitando-lhes  a  passagem  da  faixa  em  que  seu  cargo  ou  função-atividade se encontra para a faixa imediatamente superior,  mantido  o  nível  de  enquadramento,  devido  à  aquisição  de  competências  adicionais  às  exigidas  para  ingresso  no  cargo  de 
que é titular ou função-atividade de que é ocupante;
-  a  necessidade  da  adoção  de  procedimentos  operacionais  de  competitividade,  devidamente  sintonizados  com  a  natureza  das  atividades  do  cargo  ou  função  dos  professores  da  rede  estadual de ensino,
Resolve:
Confira aqui:


Rua do Carmo, nº 198 – Tietê/ SP – CEP 18530-000
Fone/fax (15)3285-3415
e-mail: tiete@cpp.org.br 
Visite também nosso site:
http://cpptietesp.webnode.com/