quinta-feira, 2 de julho de 2015

Excursão - Serra Negra e Pedreira

No dia 20 de julho, o CPP viajou com os sócios e convidados para Serra Negra e Pedreira. Foram acompanhados por Luiza e Jeni, diretoras de turismo do CPP Tietê e responsáveis pela excursão.
Serra Negra é uma cidade turística no interior paulista que oferece oportunidades de compras com preços acessíveis, como: malhas, couro, acessórios, bebidas, doces, etc. Pode –se fazer também passeios de trenzinhos e teleférico, oferece bons lugares para refeições.
Pedreira é conhecida como a “Capital da Porcelana” com um comércio diversificado incluindo louças, utilidades domésticas e adornos.
Ao contrario do que se pensa, o nome Pedreira, não é só devido às rochas lá existentes, mas pelo nome das famílias que fundaram a cidade, antes uma vila, onde o nome Pedro prevalecia nessas famílias. Da família de “Pedros”, conhecidas como família Pedreira, surgiu o nome da cidade.

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Comunicado: Colônia de Férias – Feriados 2º sem. / 2015

            Comunicamos aos associados que, no 2º semestre de 2015, para os feriados prolongados, não serão realizados sorteios. As reservas poderão ser efetuadas mediante pagamento, conforme calendário abaixo:


Rua do Carmo, nº 198 – Tietê/ SP – CEP 18530-000
Fone/fax (15)3285-3415
e-mail: tiete@cpp.org.br 
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terça-feira, 30 de junho de 2015

Relatório da Reunião de formação e representantes de escola em 19/06/15

 Iniciamos com o café da manhã servido das 7h e 30minutos às 8h e 30 minutos aos participantes.
Apresentação da Lei nº 3.535/2015 de 17/06/15 que dispõe sobre o Plano Municipal de Educação do Município de Tietê, que também institui o Fórum Permanente de Educação, a ser normatizado para inicio já no 2ª semestre de 2015.
            Depois assistimos ao vídeo apresentado pela TV CPP com o tema do encontro e Campanha Salarial o qual foi muito elogiado por todos.
            Depois passamos à discussão e apresentação de projetos inovadores das escolas pelos participantes.
Tivemos a apresentação, pelo Diretor de Escola Municipal, representante do CPP, Prof. Roberson Luiz Demarchi, dos projetos desenvolvidos em sua escola, principalmente o PIA – Plano de Atendimento Individual num Projeto de Contenção da Violência, desenvolvido em sua escola há 1 ano e meio e que está dando resultado positivo .Também falou sobre as vantagens trazidas aos profissionais do Magistério do Município com o Estatuto e Plano de Carreira implantados neste ano de 2015 em toda a Rede.
Em seguida ouvimos  a apresentação pela Profª. Natalia da Silva Botega das inovações trazidas aos professores, que trabalham com inclusão, com a criação do Departamento de Educação e as Divisões de Ensino na Estrutura da SME, da qual a Profª. Natalia é a responsável pela Educação Especial como:
1) capacitação para professores que trabalham com inclusão no 2º semestre de 2015, projeto em andamento na SME;
2) criação do SAPI – Serviço de Atendimento Pedagógico Itinerante para auxílio aos professores que trabalham com alunos de inclusão.
Informações sobre ações judiciais do CPP e demais assuntos foram abordados pela Diretora Ana Maria Battistuzzo Teixeira Pinto que discorreu também sobre a identidade do professor, tema que foi depois tratado por todos em 4 grupos formados e apresentados oralmente e por escrito pelos relatores de cada um deles.
A Presidente da SubComissão Mista Municipal do IAMSPE em Tietê, Profª. Lourdes Prestes Dal Pozzo e Vice - Diretora do CPP – Tietê deu informações sobre o IAMSPE na região com relação aos médicos e clínicas credenciados recentemente.
            Tivemos a participação de 32 profissionais da educação neste encontro, conforme livro de presença, cópia anexa,  sendo: 8 professores da Rede Estadual de Tietê, Jumirim e Cerquilho; 18 professores da Rede Municipal de Tietê; 1 diretor de Escola Municipal; 1 cheque de Divisão do Ensino Especial do Município e 4 diretores do CPP – Tietê, total de 32 participantes.
Como Diretora Regional do CPP – Tietê e Diretora de Educação do Município de Tietê avalio esse encontro como excelente, pois houve muita participação, interesse, compromisso e conscientização de todos. Durante todas as etapas do encontro não houve por parte dos presentes nenhuma apatia ou desinteresse, pelo contrário, muito entusiasmo e atenção.
Sugerimos para os próximos encontros que se dê continuidade a esses debates sobre a real valorização do professor, seus questionamentos e necessidades, suas experiências exitosas em sala de aula, trocas de experiências e também a construção de uma identidade própria do professor, seja ele de que rede for. Essas trocas entre docentes do Estado e Prefeitura são muito produtivas e pertinentes pois o Professor deve ter uma só identidade seja ela em que esfera for, desde a Educação Infantil até a Universidade.
O professor deve ser respeitado e valorizado por toda a Sociedade pois a função que lhe é mais intrínseca é a de um transformador de vidas e de mentes. Só a educação pode mudar o Brasil formando líderes conscientes e compromissados com o desenvolvimento do país, agregando desenvolvimento sustentável econômico, cultural e social.
Tietê, 19/06/2015
Ana Maria Battistuzzo Teixeira Pinto
Diretora Regional

Segue abaixo o relatório de cada Grupo de Estudo:


Relatório do Grupo 1
(Esse grupo foi formado pela maioria dos professores do Estado)
A Identidade do Professor em sala de aula  (a escola que queremos)
Como era para ser:
O professor deverá ser responsável pelos seus atos, ser mediador de conhecimento, consciente de suas ações, enquanto pessoa e formadora de opinião e cidadãos para o mundo.
O professor tem que ser antes de tudo a conscientização de que ele “muda o mundo”, que suas ações vão transformar a vida do educando.
Como é:
Fica impactado com a má vontade dos alunos, acaba sendo responsável pela educação (papel esse que era para ser delegada aos pais) e não pelo ensino, acaba sendo um mediador de conflitos: um pai, psicólogo, médico, menos o que é para ser: um Professor!
É obrigado a ceder a pressões das politicas publicas tendo que “dar nota” para que o aluno “passe de ano” para que os índices educacionais aumentem, tirando cada vez mais a responsabilidade dos alunos.
Com essa o professor acaba sendo oprimido, desvalorizado, agredido verbalmente e algumas vezes fisicamente pelos alunos que são protegidos pela lei.
Fato esse que vem ocorrendo em todo o Brasil, criando constante insegurança, ou seja, a nossa identidade acaba sendo deturpada, nas três esferas: politicas, econômicas e sociais.

Relatório do Grupo 2
(Este grupo foi formado com metade dos professores do Estado e metade da Prefeitura)
A Identidade do Professor na escola que queremos 2
O professor deve ser um pesquisador e um produtor de textos. Só assim ele poderá trabalhar suas habilidades com os alunos.
A escola deverá proporcionar reuniões pedagógicas de qualidade, sensibilizando os professores para que os novos conhecimentos teóricos adquiridos tornem-se ações.
A Rede de Ensino deve oferecer cursos de capacitação para Diretores e Coordenadores, para que estes possam acompanhar e concordar que, atualmente, o professor sabe que a teoria dá suporte à prática.

Relatório do Grupo 3

(Este grupo foi formado por professores do Estado e Prefeitura (metade cada).
A Identidade do Professor na escola que queremos
Tópicos:
- comprometimento;
- ser capacitado para o uso de novas tecnologias (com capacitação para tal);
- o docente estar aberto a mudanças;
- o professor ter autonomia na escolha do material didático;
- mais cursos de formação continuada com práticas em casa disciplina;
- psicólogos para atendimento do professor e aluno.

Relatório do Grupo 4
(Este grupo foi formado por professores da prefeitura, incluindo um diretor de escola municipal e uma chefe de divisão do Ensino Especial da Secretaria Municipal da Educação.
Qual a identidade do Professor?
O professor deve amar seu trabalho, amar seus alunos, ser comprometido com o que faz.
Suar realmente a camisa, não basta vesti-la.
O professor deve ter:
- espírito de equipe;
- respeitar a hierarquia;
- saber ouvir seus alunos e respeitar as diferenças, pois cada um tem uma habilidade;
- buscar formação, buscar ideias, saídas e se auto-avaliar;
- Trabalhar em parceria com a família e comunidade.
- Para ajudar o professor a criar esta identidade devemos  ter o apoio de políticas públicas.

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