Apresentação da Lei nº 3.535/2015 de 17/06/15
que dispõe sobre o Plano Municipal de Educação do Município de Tietê, que
também institui o Fórum Permanente de Educação, a ser normatizado para inicio
já no 2ª semestre de 2015.
Depois assistimos ao vídeo apresentado pela TV CPP com o tema do encontro e Campanha Salarial o qual foi muito elogiado por todos.
Depois passamos à discussão e apresentação de projetos inovadores das escolas pelos participantes.
Depois assistimos ao vídeo apresentado pela TV CPP com o tema do encontro e Campanha Salarial o qual foi muito elogiado por todos.
Depois passamos à discussão e apresentação de projetos inovadores das escolas pelos participantes.
Tivemos a apresentação, pelo Diretor de Escola
Municipal, representante do CPP, Prof. Roberson Luiz Demarchi, dos projetos
desenvolvidos em sua escola, principalmente o PIA – Plano de Atendimento
Individual num Projeto de Contenção da Violência, desenvolvido em sua escola há
1 ano e meio e que está dando resultado positivo .Também falou sobre as
vantagens trazidas aos profissionais do Magistério do Município com o Estatuto
e Plano de Carreira implantados neste ano de 2015 em toda a Rede.
Em seguida ouvimos a apresentação pela Profª. Natalia da Silva
Botega das inovações trazidas aos professores, que trabalham com inclusão, com
a criação do Departamento de Educação e as Divisões de Ensino na Estrutura da
SME, da qual a Profª. Natalia é a responsável pela Educação Especial como:
1) capacitação para professores que trabalham com
inclusão no 2º semestre de 2015, projeto em andamento na SME;
2) criação do SAPI – Serviço de Atendimento
Pedagógico Itinerante para auxílio aos professores que trabalham com alunos de
inclusão.
Informações sobre ações judiciais do CPP e
demais assuntos foram abordados pela Diretora Ana Maria Battistuzzo Teixeira
Pinto que discorreu também sobre a identidade do professor, tema que foi depois
tratado por todos em 4 grupos formados e apresentados oralmente e por escrito
pelos relatores de cada um deles.
A Presidente da SubComissão Mista Municipal do
IAMSPE em Tietê, Profª. Lourdes Prestes Dal Pozzo e Vice - Diretora do CPP –
Tietê deu informações sobre o IAMSPE na região com relação aos médicos e
clínicas credenciados recentemente.
Tivemos a participação de 32 profissionais da educação neste encontro, conforme livro de presença, cópia anexa, sendo: 8 professores da Rede Estadual de Tietê, Jumirim e Cerquilho; 18 professores da Rede Municipal de Tietê; 1 diretor de Escola Municipal; 1 cheque de Divisão do Ensino Especial do Município e 4 diretores do CPP – Tietê, total de 32 participantes.
Tivemos a participação de 32 profissionais da educação neste encontro, conforme livro de presença, cópia anexa, sendo: 8 professores da Rede Estadual de Tietê, Jumirim e Cerquilho; 18 professores da Rede Municipal de Tietê; 1 diretor de Escola Municipal; 1 cheque de Divisão do Ensino Especial do Município e 4 diretores do CPP – Tietê, total de 32 participantes.
Como Diretora Regional do CPP – Tietê e
Diretora de Educação do Município de Tietê avalio esse encontro como excelente,
pois houve muita participação, interesse, compromisso e conscientização de
todos. Durante todas as etapas do encontro não houve por parte dos presentes
nenhuma apatia ou desinteresse, pelo contrário, muito entusiasmo e atenção.
Sugerimos para os próximos encontros que se dê
continuidade a esses debates sobre a real valorização do professor, seus
questionamentos e necessidades, suas experiências exitosas em sala de aula,
trocas de experiências e também a construção de uma identidade própria do
professor, seja ele de que rede for. Essas trocas entre docentes do Estado e
Prefeitura são muito produtivas e pertinentes pois o Professor deve ter uma só
identidade seja ela em que esfera for, desde a Educação Infantil até a
Universidade.
O professor deve ser respeitado e valorizado
por toda a Sociedade pois a função que lhe é mais intrínseca é a de um transformador
de vidas e de mentes. Só a educação pode mudar o Brasil formando líderes
conscientes e compromissados com o desenvolvimento do país, agregando
desenvolvimento sustentável econômico, cultural e social.
Tietê, 19/06/2015
Ana Maria Battistuzzo Teixeira Pinto
Diretora Regional
Diretora Regional
Segue abaixo o
relatório de cada Grupo de Estudo:
Relatório do Grupo 1
(Esse
grupo foi formado pela maioria dos professores do Estado)
A
Identidade do Professor em sala de aula (a
escola que queremos)
Como
era para ser:
O
professor deverá ser responsável pelos seus atos, ser mediador de conhecimento,
consciente de suas ações, enquanto pessoa e formadora de opinião e cidadãos
para o mundo.
O
professor tem que ser antes de tudo a conscientização de que ele “muda o
mundo”, que suas ações vão transformar a vida do educando.
Como
é:
Fica
impactado com a má vontade dos alunos, acaba sendo responsável pela educação
(papel esse que era para ser delegada aos pais) e não pelo ensino, acaba sendo
um mediador de conflitos: um pai, psicólogo, médico, menos o que é para ser: um
Professor!
É
obrigado a ceder a pressões das politicas publicas tendo que “dar nota” para
que o aluno “passe de ano” para que os índices educacionais aumentem, tirando
cada vez mais a responsabilidade dos alunos.
Com
essa o professor acaba sendo oprimido, desvalorizado, agredido verbalmente e algumas
vezes fisicamente pelos alunos que são protegidos pela lei.
Fato esse que vem ocorrendo em todo o Brasil, criando constante insegurança, ou seja, a nossa identidade acaba sendo deturpada, nas três esferas: politicas, econômicas e sociais.
Fato esse que vem ocorrendo em todo o Brasil, criando constante insegurança, ou seja, a nossa identidade acaba sendo deturpada, nas três esferas: politicas, econômicas e sociais.
Relatório do Grupo 2
(Este
grupo foi formado com metade dos professores do Estado e metade da Prefeitura)
A
Identidade do Professor na escola que queremos 2
O
professor deve ser um pesquisador e um produtor de textos. Só assim ele poderá
trabalhar suas habilidades com os alunos.
A
escola deverá proporcionar reuniões pedagógicas de qualidade, sensibilizando os
professores para que os novos conhecimentos teóricos adquiridos tornem-se
ações.
A
Rede de Ensino deve oferecer cursos de capacitação para Diretores e
Coordenadores, para que estes possam acompanhar e concordar que, atualmente, o
professor sabe que a teoria dá suporte à prática.
Relatório do Grupo 3
(Este
grupo foi formado por professores do Estado e Prefeitura (metade cada).
A
Identidade do Professor na escola que queremos
Tópicos:
-
comprometimento;
-
ser capacitado para o uso de novas tecnologias (com capacitação para tal);
-
o docente estar aberto a mudanças;
-
o professor ter autonomia na escolha do material didático;
-
mais cursos de formação continuada com práticas em casa disciplina;
-
psicólogos para atendimento do professor e aluno.
Relatório do Grupo 4
(Este
grupo foi formado por professores da prefeitura, incluindo um diretor de escola
municipal e uma chefe de divisão do Ensino Especial da Secretaria Municipal da
Educação.
Qual
a identidade do Professor?
O
professor deve amar seu trabalho, amar seus alunos, ser comprometido com o que
faz.
Suar
realmente a camisa, não basta vesti-la.
O
professor deve ter:
-
espírito de equipe;
-
respeitar a hierarquia;
-
saber ouvir seus alunos e respeitar as diferenças, pois cada um tem uma habilidade;
-
buscar formação, buscar ideias, saídas e se auto-avaliar;
-
Trabalhar em parceria com a família e comunidade.
-
Para ajudar o professor a criar esta identidade devemos ter o apoio de políticas públicas.
Rua do Carmo, nº 198 – Tietê/ SP – CEP 18530-000
Nenhum comentário:
Postar um comentário