quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Mensagem da Profª Beatriz Marchesin ao final da Celebração do Dia dos Professores

AS DUAS CAIXAS
“O corpo carrega duas caixas. Na mão direita, mão da destreza e do poder, ele leva uma caixa de ferramentas. E na mão esquerda, mão do coração e do prazer, ele leva uma caixa de brinquedos.”
“Os animais não precisam de ferramentas. Seus corpos são as ferramentas de que necessitam para viver. Diferente dos animais, nossos corpos são fracos e incompetentes. Se fôssemos depender deles para sobreviver, como os animais, há muito teríamos desaparecido da Terra. A fraqueza e a incompetência obrigaram o corpo a pensar e a criar. E foi assim que inventamos porretes, pilões, facas, flechas, redes, barcos, casas, escolas, como extensão do corpo.”
“A primeira tarefa de cada geração, dos pais e das escolas, é passar aos filhos como herança, a caixa de ferramentas. Para que eles sobrevivam e não tenham de começar da estaca zero.”
“Diante da caixa de ferramentas, a primeira pergunta que um professor tem de fazer é: “Isto que estou ensinando é ferramenta para quê? De que forma esse conhecimento aumenta a competência de meus alunos para viver a sua vida?”
Mas há uma outra caixa, na mão esquerda, a mão do coração e do prazer. Essa caixa está cheia de coisas inúteis que não serve para nada. Lá estão um livro de poemas de Cecília Meireles, a história de “Alice no País das Maravilhas”, um pé de jasmim, um quadro de Monet, uma sonata de Mozart, um banho de cachoeira, um beijo... Coisas inúteis. E, no entanto, elas são partes da vida e nos fazem sorrir. E não é para isso que se educa? Para que saibamos, além de viver, sorrir e ter prazer?
Resumo da minha filosofia da educação:
Primeiro: aprender ferramenta para ter poder.
Segundo: aprender os brinquedos para ter prazer.
Rubem Alves
Folha de São Paulo – 27/04/2010

Rua do Carmo, 198 - Centro
Fone: (15) 3285-3415/ 3282-6513
Visite também nosso site:

Nenhum comentário:

Postar um comentário