“Nossa vida tem mais sentido e prazer quando nos dedicamos ao encontro, o encontro entre pessoas, entre familiares, o encontro entre profissionais. Como tornou o encontro possível ?
Sem dúvida é necessário desenvolver habilidades interpessoais com o foco no Ser Humano. É preciso escutar e responder o outro, acolhê- lo, orientá-lo em suas ações e conquistá-lo para que aceite a responsabilidade que lhe cabe. É preciso respeitar e valorizar a experiência de cada um.”
Na realização de processos participativos é fundamental a análise e discussão da realidade onde ele ocorre ou ocorrerá. Para isso precisamos questionar e responder, por exemplo: Como o espaço de participação, o Encontro de Professores Representantes, é pensado pelos profissionais da Escola? Quais os requisitos necessários para que a participação possa realmente, acontecer ? Como mantê-la viva ?
É importante considerar que o espaço participativo, o Encontro dos Professores Representantes de Escola, não se inicia e não se esgota no dia da reunião, ele é um espaço de discussão e reflexão contínuas.
Nesse sentido é importante ter clareza das finalidades da representação, da importância da representatividade, da necessidade de favorecer relações interativas e da avaliação permanente.
O Encontro é um processo, ele é fruto das reuniões pedagógicas, das reuniões dos Conselhos de Classe/Ano/Série, da Aula de trabalho Pedagógico Coletivo ( HTPC ) e, por outro lado, as discussões e proposições que são definidas no colegiado formado pelos representantes, alimentam os diferentes encontros na escola.
Profª Maria Claudia de Almeida Viana Junqueira
Coordenadora do Encontro dos Professores Representantes de Escola
Adaptação
Beatriz Marchesim - Diretora Social e de Projetos – CPP-Tietê
Rua do Carmo, nº 198 – Tietê/ SP – CEP 18530-000
Nenhum comentário:
Postar um comentário